Coronavírus – COVID-19

CASOS CONFIRMADOS – 01
CASOS SUSPEITOS – 41

Informação atualizada em 02/04/2020

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DIRETO DA SUA CASA NESTE SÁBADO, a jornalista Lícia Mangiavacchi dá um recado muito importante pra você. Assista e compartilhe!!!

Publicado por Prefeitura de Jaguariúna em Sábado, 21 de março de 2020
ENTREVISTA EXCLUSIVA!

ENTREVISTA EXCLUSIVA!A jornalista Lícia Mangiavacchi entrevistou o médico infectologista Claudio Medorima e traz informações muito importantes sobre a prevenção ao Coronavírus.

Publicado por Prefeitura de Jaguariúna em Sexta-feira, 20 de março de 2020
INFORMAÇÃO É PREVENÇÃO!

INFORMAÇÃO É PREVENÇÃO!

Publicado por Prefeitura de Jaguariúna em Terça-feira, 17 de março de 2020

INFORMAÇÃO É PREVENÇÃO!A jornalista Lícia Mangiavacchi traz mais informações sobre novas ações e medidas anunciadas pela Prefeitura de Jaguariúna para prevenir e combater o Coronavírus, o Covid-19.

Publicado por Prefeitura de Jaguariúna em Segunda-feira, 16 de março de 2020

Os coronavírus são uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus – COVID-19 – foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China. 

Os coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, somente em 1965 eles foram descritos como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, similar a uma coroa. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63, e beta coronavírus OC43, HKU1, e a maioria das pessoas se infecta com algum desses ao longo da vida; sendo as crianças as mais propensas a se infectarem.

A avaliação da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o risco de contágio e impacto do COVID-19, a partir de 28/02/2020, classifica a evolução deste evento, a nível global, de “muito alto”. Em 30/01/2020, a OMS já havia declarado o surto de Doença Respiratória Aguda pelo SARS-CoV-2 como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

Assim, todos os países devem estar preparados para conter a transmissão do vírus e prevenir a sua disseminação por meio de vigilância ativa com detecção precoce, isolamento e manejo adequados dos casos, investigação/monitoramento dos contatos e notificação oportuna.

Os nomes oficiais são:

  • Doença: doença de coronavírus (COVID-19)
  • Vírus: síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2) 2

Acompanhe também as informações nos órgãos oficiais: